12 de jun. de 2011

- Pluralidade

Acho que a forma mais errônea de proceder em um assunto é ilustrá-lo de maneira meramente ilustrativa, quase que fantasiosa ao mundo real, do concreto e das contas para pagar. Nesse processo, quero avaliar pensamentos sobre a pluralidade, diferenças e todos sinônimos propostos por dicionários e definições da língua portuguesa, tal qual, conceito geral da expressão.

Pluralidade.

No colégio onde estudei tinham vários rostos diferentes. Filho de ladrão, aviãozinho, vapor e entregador de pizza. Professor assalariado dando aula por motivo meramente simbólico, esperando o INSS. Vi menina virar mãe, vi menino do bem fazendo o mal, mas penso claramente no conceito de bem e mal. Visando conceitos Socráticos, ou ética, conceitos gerais de como se agir em meio aos cidadãos que representam a nossa sociedade num todo, devemos não matar, devemos não agredir, devemos várias coisas que não são explicadas, são mostradas, derivando diversas avaliações, essas que em poucas experiência percebi alguma ação. Continuando o processo de pluralidade. Apresento a percepção perante a diversidade, abstraindo raça, religião e gosto musical. Na introdução possibilitada da capacidade de abordar diversos planetas em um só.

Pedem pra que te chamem de racista e não existe raça. Palestinos atiram e dizem que é pelo Alcorão. Motivo para tudo, escritura para as casas e identidades numeradas, cidadão padrão, negociado por curso universitário. Aprendeu na escola que deveria trabalhar e pagar muitos impostos para sua massa permanecer em ascensão, superávit primário, a bolsa de valores indo a milhão. Que conceito você prefere ter ao perceber o conceito que sua civilização está caminhando? Que percebe a diferença maquiada, dessa realidade nula e assustadora que pertencemos. Aniquilados por vícios e sensações geradas por notas, cédulas e preços altos satisfatórios ao ego estranho do corpo humano. Orando e pedindo, ainda acredito tão pouco nessa visão periférica. Persuadindo, contradizendo tantos verbetes. As almas vieram sem crachá e ainda assim vê diferença no rosto do seu semelhante.

Abordagem, maneira de falar, de comunicar, de transpor, de criativamente dedicar-se a ilustrar seus pensamentos, amplos, comunicação, ação, reações simultâneas, ações aleatórias, contraditórias, gosto, desgosto, amor e compaixão, azar e sorte, labirintos e encontros demarcados por horas no relógio. Na Estação Tietê as Oito meu amor deve chegar. Estarei em minha melhor veste, estampando sorriso permanente da felicidade devota dos dias que espero. A vida é esperar e isso é o que mais aflige perante os pensamentos discutidos nas linhas anteriores.

Somos a diferença de nossos sorrisos, graças a Deus.

É Bárbaro imaginar o contrário, a palma de nossas mãos cava o mesmo tanto de terra, independente do tamanho, da cor e da força perante em seu corpo. A necessidade faz o ser humano, a adaptação e a condição. Mire acreditando na percepção, crendo que essa é a chave mestra para sociedades mais sensatas, ajudantes, amigos e companheiros, fazendo a função “comunidade” agir diretamente em todos os feitos. Partindo da base construtiva do Socialismo, abstraindo Stalin ou China Pós-Capitalismo, não é a cor do olho, nem o tamanho do sorriso, minha conta bancária pouco te importa, se tenho é por que construíram essa verdade dessa forma, mas independente disso, somos todos independentes. Criadores do senso comum, partidores de boas intenções.

Discutir se é preto ou se é branco, faz parte de um senso comum muito atrasado, tal qual brigar por time de futebol. Discutir sobre partidos políticos, sabendo que todos são corrompidos e manipuladores de informação. Construindo a verdade televisionada, vendida em jornais para grande público. A democracia vai além do direito de voto ou grito de protesto. Pluralidade, igualdade, construção e percepção da vida. Além das linhas, além das restrições do vocabulário, cabível em dicionário de volume único. Perceber que somos todos diferentes e fazer disso a grande graça dessa passagem.


Leonardo Fonseca





[escrevi sem ler o que saiu, senti sono e fui dormir, depois corrijo]


Nenhum comentário: